segunda-feira, 1 de abril de 2013

Psicologia na Sociedade




Imagino que após ter lido o título acima, apareça-lhe a questão: porquê Psicologia na sociedade.

Simples: este blog visa debruçar sobre a situação da psicologia na sociedade moçambicana, abrangendo aspectos como:
O conceito desta ciência no seu verdadeiro sentido e na vertente do senso comum;
Aplicação da Psicologia nos diversos sectores da sociedade; será que as instituições moçambicanas têm a necessidade desta área de conhecimento?

Como pode a Psicologia intervir na melhoria da sociedade?
Toda sociedade é constituída por problemas (e não só), os quais podem ser estudados e limados através de diferentes abordagens. Pretendo lançar o meu olhar de cidadã para ver psicologicamente o que acontece, como acontece e porquê acontece na nossa sociedade.

Muitos são os cidadãos que desempenham estes dois papéis na sociedade, o que não é muito fácil, visto que as duas actividades muitas vezes exigem um grande esforço por parte de quem as desempenha. Mas, porquê estar a desempenhar os dois papéis simultaneamente?

-As razões podem ser diversas, mas eu acredito que a principal seja a busca pela independência, principalmente no que concerne aos jovens. Por outro lado, é também a busca de desafios (os indivíduos sabem de antemão que a tarefa não é fácil, mesmo assim encaram-na); a necessidade de mostrar responsabilidade para si mesmo e para a sociedade; para além de saber tirar proveito das oportunidades que surgem ao longo da vida. São muitos os que desejam desempenhar o papel de estudante ou de trabalhador, mas que por diversas razões não o fazem, então quem tem essa oportunidade sente-se no dever de não a desperdiçar. É gratificante quando consegue-se ter resultados satisfatórios nas duas actividades (o que exige muito esforço), aumenta a autoconfiança e sente-se que se está preparado para actuar na melhoria da sociedade.

Esta foi uma breve introdução do blog e começa assim o lançamento do “olho do cidadão” para uma visão psicológica dos acontecimentos.

“Muitas vezes atribuímos julgamentos negativos aos diversos comportamentos que vivenciamos (na sociedade) no quotidiano, porém esquecemo-nos de questionar-nos em relação ao que pode ter originado o comportamento e principalmente se o nosso julgamento é ou não verídico”!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário