sábado, 20 de abril de 2013

O Estudante Papagaio



            Nas nossas universidades, em Moçambique, abunda uma espécie de estudante talvez pouco conhecida mas muito comum: o estudante papagaio. Esta categoria de estudantes carrega o adjectivo “papagaio” por uma simples razão. Alguns papagaios têm uma excelente capacidade de imitar a fala humana embora não tenham a corda vocal. O Estudante papagaio se assemelha ao papagaio por essa capacidade de imitação. Este tipo de estudante tem uma grande capacidade de memorizar tudo o que o seu docente fala durante a aula e orgulha-se quando consegue repetir as mesmas palavras proferidas pelo seu docente, quer seja perante os outros, quer seja no teste de avaliação.

            Por ser um grande imitador, o estudante papagaio não tem ou não desenvolve uma capacidade crítica, para além de não conseguir formular uma opinião de qualquer assunto que seja. As opiniões do estudante papagaio são formuladas pelos seus ídolos. Ele simplesmente as reproduz como se fossem suas, defendendo com unhas e garras. Se esta espécie de estudante mal consegue formular uma opinião, o que dizer da escrita? O estudante papagaio não escreve. Este pode se formar durante quatro ou cinco anos sem ter escrito pelo menos um artigo ou texto de sua livre e espontânea vontade. Quando vemos um estudante papagaio escrever é porque foi recomendando pelo seu docente. 


            O estudante papagaio não está preocupado com o conhecimento, mas sim com as notas. Ele quer o mais rapidamente possível ostentar o título de doutor para obter um grande emprego e ganhar muito dinheiro. Esta é a grande motivação de um estudante papagaio. Por isso não quer ouvir falar da palavra “voluntário”. Este tipo de estudante não se mete em coisas que não dão dinheiro, coisas como associações, movimentos, núcleos. Na verdade, ele não se envolve em causas sociais. O que acontece na sociedade não lhe diz respeito, isto é, quando não lhe atinge é problema dos outros. Querer forçar o estudante papagaio a se juntar a uma causa é um exercício enorme que acaba quase sempre em frustração. Um estudante papagaio pode se formar sem ter assistido uma palestra sequer na sua faculdade. Como disse ele não está preocupado com o conhecimento, mas sim com as notas. Nas palestras o que acontece é que não há distribuição de notas, daí a razão de ele não participar.

            Os estudantes papagaios são os preferidos dos nossos políticos, isto porque se conformam com tudo que acontece na sociedade. Estes não criticam, não analisam e são demasiadamente passivos por isso não constituem ameaça. Estes são os estudantes papagaios, a maior população das universidades em Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário