sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Interdependência social

Uma sociedade é como uma selva (os mais fortes dependem dos mais fracos para sobreviverem); é como um ciclo; é como um labirinto, no qual os indivíduos diambulam em diferentes lugares acabando sempre no mesmo lugar. Quem nunca encontrou indivíduos conhecidos em lugares que nunca esperou encontrar?
Em lugares físicos (na rua; num restaurante, entre outros), em situações relacionais (laços distantes de familiaridade, etc) muitas vezes ficamos surpresos com as pessoas que vamos encontrando e a pergunta que as pessoas muitas vezes fazem é: “tu aqui?”. É incrível que ainda não tenhamos percebido que os indivíduos que compõem uma determinada sociedade estão interligados, interrelacionam-se, mesmo quando implicitamente.
Quando se fala em sociedade refere-se basicamente a indivíduos em interacção, o que significa que os indivíduos que compõem uma sociedade sempre interagem entre si.

Mas em que situações é evidenciada a interacção?
Um exemplo muito prático seria da interacção entre um empresário muito bem-sucedido e o seu empregado doméstico.
No grande público (pessoas comuns), o empresário é muitas vezes visto como alguém muito independente; alguém que “pode tudo” e infelizmente é comum que existam patrões que desvalorizem o trabalho dos seus subordinados, tratando-os com desrespeito...mas o que seria desse empresário sem o seu empregado?  
Imaginemos a casa do patrão suja, a loiça desorganizada, os seus carros sujos, os baldes de lixo transbordando, em fim todas as actividades, concernentes ao trabalhador, completamente abandonadas. O abandono dessas actividades pode trazer drásticas consequências na rotina do patrão.
Primeiramente ele sente-se desorganizado e por consequência disso a sua produtividade normal decresce. Pode surgir a questão: “o que uma coisa tem a ver com outra?”
O sucesso de qualquer indivíduo é alcançado a partir de aspectos que no dia-a-dia parecem ínfimos. Há coisas que “alguém” deve fazer por nós. Assim como o trabalhador obtém o seu salário através do patrão (dependência), o patrão também precisa dos serviços do trabalhador para que seja estável em termos de organização (dependência). Está-se perante uma relação de interdependência social (por outro lado também de troca social).
Os indivíduos acima descritos desempenham diferentes papéis (patrão e trabalhador), no entanto dependem um do outro e surge a troca social na medida em que há uma troca de serviços, cada um supre as necessidades do outro.
A interdependência verifica-se onde houver interacção: tendemos a nos afastar dos homens que fazem a recolha do lixo nas ruas da cidade, mas precisamos deles, a sua actividade é extremamente importante para a boa saúde da sociedade; os cobradores ( que fazem a recolha de dinheiro nos “chapas”) são muitas vezes desprezados, vistos como ignorantes, mas o que seria de nós sem eles? O sucesso do partido FRELIMO deve-se em parte a existência dos partidos da oposição, para provar que é o melhor partido deve sempre realizar acções que superem as dos outros em termos de apreciação do povo e não só. Esses são apenas alguns exemplos de que não importa o nível de escolaridade, todos têm um papel a desempenhar na sociedade. Por isso deve haver respeito para todos.

Ninguém caminha só, todos precisamos e dependemos um do outro, mesmo quando essa interdependência não é evidente!

   

Sem comentários:

Enviar um comentário